9
Anos
650
atividades anuais
300
dias de eventos

O Propósito

Criado em 2013, o Movimento “Cidade Criativa, Cidade Feliz” uniu lideranças comunitárias, artistas, instituições de ensino, indústrias, poder público, entidades representativas de classes, coletivos e setor comercial, em torno de um objetivo comum. A ideia era possibilitar que os agentes sociais colocassem em prática seus projetos, em busca da valorização da economia criativa, o que traria bem-estar, lazer, cultura, entretenimento e qualidade de vida. Se, no início, eram apenas 7 atividades em um final de semana, em menos de uma década os eventos se multiplicaram e somam mais de seiscentas ações, no decorrer do ano.

O caminho

O “Cidade Criativa, Cidade Feliz” é um movimento que é de todos, mas que não é de ninguém. Como forma de fomentar a cultura e a descentralização, há um forte estímulo para o surgimento de lideranças e artistas dispostos a produzir conteúdos relevantes para a comunidade. Apesar de haver a concentração de esforços em torno dos facilitadores deste processo, a iniciativa busca expandir sua rede, de forma com que os projetos ganhem força e se tornem independentes. Este é o caso de seu projeto mais bem sucedido, o HackTown, que atrai milhares de turistas em quatro dias, através de mais de trezentas ações de relevância internacional.

Na prática

O Movimento “Cidade Criativa, Cidade Feliz” fomenta a economia criativa, favorece o surgimento de novas atividades comerciais, solidifica a cultura como base de uma sociedade plena, solidária e justa, além de atrair talentos que buscam este tipo de ambiente. Como resultado, artistas passam a interagir com profissionais de alta tecnologia, há o estímulo ao turismo através da exploração das potencialidades do município, atividades tradicionais, como culinária e cultura cafeeira, vislumbram novas possibilidades e a comunidade caminha em busca de sua utopia.

Nossa história

Polo tecnológico. Cidade criativa.

  • Localizada no sul de Minas Gerais, a cerca de 220km de São Paulo, 400km do Rio de Janeiro e 430km de Belo Horizonte.
    Polo tecnológico conhecido como O Vale da Eletrônica, com mais de 150 empresas de tecnologia que empregam cerca de 10 mil pessoas e faturaram um total de R$ 2,7 bilhões em 2014.
  • É destaque em ensino de tecnologia, atraindo estudantes do mundo todo. Seja pela ETE FMC, primeira escola técnica de eletrônica da América Latina, fundada na cidade nos anos 50. Pela FAI e pelo INATEL, que oferecem graduação e pós graduação de reconhecimento internacional.
  • A educação de base também é destaque, com posições respeitáveis nos rankings estaduais e nacionais.
  • Tem um dos 3 melhores índices de desenvolvimento de Minas Gerais.
  • Tem qualidade de vida de sobra: facilidade para se deslocar dentro da cidade e a possibilidade de almoçar diariamente com a família.
  • Tem uma das principais pistas de voo livre do mundo, que atrai praticantes de diversos países.

Vocação para eventos de cultura, entretenimento, tecnologia e inovação.

  • É palco do principal carnaval de Minas Gerais: o Bloco do Urso, que atrai cerca de 15 mil pessoas à cidade, ano a ano. Além disso, possui blocos tradicionais que desfilam nas ruas há mais de 80 anos.
  • Também sedia festivais de música e festas como o Vale Music Festival (jazz & blues), o Showrrasco (rock), o Festival de Gastronomia, além da festa da padroeira da cidade, que acontece no mês de maio e mobiliza toda a região.
  • Na vertente de tecnologia e negócios, sedia eventos como o Hack Town, de destaque internacional, o TEDxInatel, o Startup Wekend Inatel, e o The International Workshop on Telecommunications.
  • Tem várias feiras ao longo do ano, como a FIVEL, que apresenta os lançamentos e inovações das empresas do polo. Além das estudantis, Projete, Faitec e Fetin.
  • Possui estrutura diferenciada para a realização de eventos. Um teatro com capacidade para mais de 820 pessoas, um auditório para 250 pessoas, além de outros menores e salas de aula, no Inatel. Um auditório para mil pessoas e diversas salas de aula na ETE FMC. Outro auditório para 100 pessoas na incubadora Prointec. Além de centenas de outros espaços nas outras diversas instituições e empresas da cidade. Há também ginásios, um estádio municipal, outros campos e quadras, um parque de eventos, um complexo para grandes eventos, espaços adaptáveis, dezenas de praças públicas e espaços de convivência.
  • Além de estrutura hoteleira e de alimentação na cidade, existem diversas opções na cidade vizinha de Pouso Alegre (cerca 20km), expandindo ainda mais a capacidade de receber pessoas e eventos.