O festival Cidade Criativa, Cidade Feliz na visão de um empreendedor – Semana #3

por Marcos David – sócio fundador da startup Maya

Mais uma semana finalizada e tenho tido vários insights que quero compartilhar. Tenho me dedicado ultimamente a entender como funcionam as redes sociais, no sentido mais amplo do termo, sem o intermédio de uma plataforma web como facebook e linkedin entre outras. Estas plataformas só dinamizam, organizam e transferem de forma muito efetiva, para o mundo virtual, algo que acontece no mundo real. Nessa empreitada em entender as redes, encontrei o livro “O Poder Das Conexões” de Nicholas Christakis e James Fowler. Excelente, recomendo muito pra quem gosta de conhecer coisas novas. No livro os autores explicam como nossa rede de contatos influencia nossas vidas. Ou seja, como o comportamento da sociedade molda o seu comportamento. Os autores dão um exemplo muito interessante que diz o seguinte: se dentro da sua rede de amigos e parentes, próximos ou distantes, as pessoas começarem a ganhar peso, inconscientemente você também ganhará peso por influência deles. Parece loucura, mas inconscientemente você entende que o limite aceitável de peso que seu grupo tolera aumentou, e você pode engordar, sem medo de ser rejeitado. Da próxima vez que você ganhar uns quilinhos a mais, culpe seu cunhado chato ou seu vizinho metido sem dor na consciência. Segundo os reconhecidos e premiados autores, provavelmente a culpa é deles mesmo.
Porque estou falando sobre isso!? Imagine morar em uma cidade onde o incentivo à cultura, inovação, criatividade ocorre frequentemente, com uma série de atividades promovidas por um monte de gente que faz parte da sua rede de contatos, e misture com o exemplo acima… Se não conseguiu imaginar, venha visitar Santa Rita do Sapucaí. Mas venha rápido, porque estamos indo para penúltima semana do festival Cidade Criativa, Cidade Feliz.

Agora, se conseguiu, deve ter percebido que todas essas ações que estão acontecendo durante o festival CCCF, mesmo que você não esteja participando de nada, vão influenciar sua vida de alguma maneira – segundo as pesquisas do Christakis e Fowler que citei acima.

Falar de rede de contatos é algo que gosto muito. E nesta semana pude colocar à prova toda a teoria no evento que realizei junto com meus amigos, e com apoio do sebrae e das incubadoras de Santa Rita e região.

texto3001

Vale da Eletrônica e região. Para o início do evento convidamos 3 caras que acompanham o desenvolvimento do vale de épocas diferentes. O Professor Mario Augusto, juntamente com o CTO da Exsto, José Domingos, e João Rubens, um dos organizadores de muitos eventos como Startup Weekend, Startup Z e o próprio Startupinga, fizeram um “Dedo de Prosa” fantástico, explicando as origens do Vale da Eletrônica, suas dificuldades iniciais, e deixaram claro uma das coisas mais importantes que são fomentadoras de um ecossistema empreendedor… a Colaboração.

texto3002

Não se constrói uma comunidade empreendedora sem o apoio e cooperação entre os próprios empreendedores, instituições de ensino e o poder público. Se quer saber um pouco mais sobre, assista em breve o vídeo do dedo de prosa que colocaremos na página do Startupinga e também este TEDx do Professor Fernando Fabre que pesquisou os maiores ecossistemas empreendedor do mundo. Depois de a galera se inspirar, os empreendedores puderam apresentar seus projetos em um pitch de 3 minutos para todos os participantes, incluindo investidores que vieram prestigiar o evento atrás de projetos inovadores para apostar. Mas o mais legal de tudo foi o pós pitch. Empreendedores, mentores, investidores, entusiastas, todos conversando e e trocando ideias regados a muita cerveja e pinga, um dos patrimônios históricos de Minas Gerais, que deu nome ao evento e fez a alegria da galera que secou dois galões.

Pode parecer que foi uma loucura colocar esse monte de gente diferente no Parada Obrigatória, melhor choperia da cidade com pinga liberada… E foi mesmo hahaha Entendi perfeitamente o livro do Steven Johnson “De onde vem as boas ideias” onde ele defende este tipo reunião. Saímos todos satisfeitos e bêbados.

texto3003

Tive até a oportunidade testar meu MVP do dispositivo de clonagem. Meu irmão Leo foi me representar na formatura de amigos que ocorreu simultaneamente ao nosso evento. Super validado.

texto3004

Como as atividades estão frenéticas na Maya, só pude durante a semana além do Startupinga, dar uma volta na praça do centro da cidade no sábado de tarde pra acompanhar os eventos que estavam rolando. Fiquei espantado com o clima super alegre e o sorriso das pessoas, cidade super feliz. Ver as crianças brincando com os robôs de lego enquanto seus pais aferiam a pressão arterial e faziam checkups de rotina, apresentação das escolas, vídeo game no coreto central.

Foi um fechamento perfeito.

texto30051

Para pensar: imagine o impacto das conexões realizadas nestes eventos na sociedade santa-ritense como um todo, e nas pessoas que vem de fora pra prestigiar, embasado na introdução que fiz!?

Esta semana está cheio de coisas legais: Open Music Festival, com um monte de músicos de Rock da cidade e região com composições próprias, Magical Minds, com uma turma da pesada discutindo assuntos super relevantes, Santa Roots Jam Session, que mistura músicos de estilos totalmente diferentes, um festival gastronômico… E vamos caminhando… Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>