cidadescomp

Cidade Criativa, Cidade Feliz é mencionado em estudo feito por rede de ‘cultural hackers’.

A Dervish Cultural Insights é uma rede de cultural hackers que constrói marcas com propósito para um mundo em transição, inspiradas em novos valores emergentes.

Em julho de 2014, foi convidada para dar uma palestra no evento Urban Weekend 2014, evento sobre antropologia urbana e inovação cultural nas cidades.

Em parceria com a premiada start up Colab.re, a Dervish fez um trabalho de “cultural hacking” para analisar o movimento de empoderamento do cidadão transformando as cidades em cidades compartilhadas. Entre os exemplos apresentados está o Festival Cidade Criativa, Cidade Feliz de 2013, primeira edição do evento, que culminou no início de todo o movimento que pretende ajudar na transformação criativa de Santa Rita do Sapucaí, MG.

A menção está na página 49 da apresentação abaixo.

Vale a pena conhecer o estudo. É realmente inspirador.

creativecity

O que faz uma Cidade ser Criativa?

Já faz um tempinho que o termo ‘cidades criativas’ vem ganhando destaque nas redes sociais, na mídia tradicional e no mundo acadêmico. E desde que o movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz começou, com o primeiro festival em 2013, muito vem sendo falado aqui em Santa Rita do Sapucaí sobre essas tais ‘cidades criativas’.

Mas afinal, o que faz uma cidade ser criativa? Em outras palavras, onde queremos chegar com o nosso movimento?

O vídeo abaixo, da Ana Carla Fonseca, uma das principais especialistas do assunto, dá um panorama bem interessante sobre o tema. Vale a pena assistir:

lala001

Lala Deheinzelin fala de Santa Rita do Sapucaí e do movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz

Temos um longo caminho pela frente. Santa Rita do Sapucaí está longe de ser a cidade ideal em termos de criatividade e inovação no cenário global. Só que não só as perspectivas são excelentes. As ações que vem acontecendo aos montes na cidade, vindas de todas as partes, vem nos direcionando a um caminho certamente fantástico.

As palavras do vídeo abaixo, vindas de uma super especialista no assunto, ajudam a alimentar este otimismo. Vale a pena conferir.